Botox

(Botox ® Dysport ®)

A Toxina Botulínica tem a finalidade de disfarçar rugas e linhas de expressão através da aplicação de pequenas injeções nos locais a serem tratados. A toxina botulínica (nome técnico do botox®) diminui ou impede a contração da musculatura da face, o que ameniza as rugas. O efeito começa a ficar visível de dois a sete dias após a aplicação.

A aplicação da toxina é segura e vantajosa, principalmente para os pacientes que preferem não partir para a cirurgia. Por isso, é um dos procedimentos mais realizados pelos cirurgiões plásticos. Além disso, a toxina também é capaz de atuar na diminuição da secreção do suor (hiperhidrose) em algumas partes do corpo.

Apesar das vantagens, a toxina botulínica não dura para sempre, sendo recomendada a reaplicação no rosto a cada seis meses. O efeito dura de 4 a 6 meses, e após esse período diminui gradativamente, até cessar totalmente. Para o tratamento de hiperhidrose (suor excessivo) o efeito dura de nove meses a um ano, sendo necessária nova aplicação após esse período.

Indicações de uso do Botox®

A aplicação da Toxina Botulínica é indicada nas seguintes áreas:

  • Rugas na testa (linhas de expressão);
  • Rugas entre as sobrancelhas;
  • Rugas periorbiculares (pés-de-galinha);
  • Hiperidrose axilar (suor excessivo nas axilas);
  • Sorriso gengival

Obs: Nos demais casos de ruga, indica-se o preenchimento facial.

Cuidados pós-aplicação

O paciente deve evitar exposição ao sol, não deitar por quatro horas, não praticar atividades físicas no dia da aplicação do botox®, evitar cosméticos ou outros produtos de pele por 24 horas (maquiagem leve é permitida após 6 horas) e não massagear a área. Fora esses cuidados, não há problemas em gesticular, sorrir, ou outras expressões faciais leves, comuns no dia-a-dia.

Imediatamente após o procedimento, é possível verificar pequenas elevações na pele, que normalizam em alguns minutos. Em casos raros podem aparecer pequenas manchas roxas na região, que somem em poucos dias. 

(Visited 72 times, 1 visits today)