Ginecomastia

Plástica Mamária Masculina –

Ginecomastia é o nome dado ao desenvolvimento patológico de glândula mamária no homem. Motivo de constrangimento social, afeta profundamente a autoconfiança do paciente, podendo inclusive levar a graves consequências nas suas relações pessoais. As causas possíveis da ginecomastia são diversas, incluindo distúrbios hormonais e uso de alguns medicamentos. A avaliação por exame físico e de imagem pode mostrar também conteúdo de gordura, que demanda às vezes a necessidade de lipoaspiração na região, associada à retirada cirúrgica do tecido glandular, tendo como acesso uma incisão em semicírculo, acompanhando a metade inferior do contorno da aréola. Os resultados são recompensadores para o paciente e para o cirurgião.

 

A cirurgia –

O objetivo é remover excesso de tecidos glandulares e eventualmente gorduroso, da região peitoral.

Sob anestesia local e sedação ou bloqueio peridural, remove-se o excesso de tecido glandular por incisão periareolar na metade inferior; e excesso de gordura por incisão de 5mm, resgatando forma e volume à região peitoral.

 

Pós-operatório – 

Pacientes submetidos à correção da ginecomastia devem estar cientes de que o inchaço é normal após esta cirurgia. Manchas roxas chamadas equimoses podem aparecer ao redor de toda região do peitoral. Visando suavizar estes sinais, é recomendável:

 

  • Os modeladores ou cintas especiais ajudam a modelar o corpo no pós-operatório, sendo geralmente indicados por um período de 30 a 45 dias;
  • É fundamental proteger-se do sol por pelo menos dois meses, para evitar a ocorrência de manchas na pele;
  • A realização de drenagem linfática é recomendada para acelerar a recuperação, o que pode ajudar a evitar o aparecimento de irregularidades e depressões nas áreas tratadas;
  • Como na maioria das cirurgias plásticas, o contorno final só pode ser apreciado após pelo menos três meses;
  • Finalmente, os pontos são normalmente removidos após sete a dez dias e o retorno às atividades físicas é permitido após três semanas.
(Visited 146 times, 1 visits today)