A mentoplastia de aumento destina-se a corrigir o micrognatismo, ou “queixo retraído”, com ou sem a expansão lateral do queixo. Este, por sua vez, desempenha um papel importante na proporção da face. Assim como o nariz, deve estar em perfeito equilíbrio com a boca, olhos, fronte, e as maçãs do rosto.
Sua projeção e formato podem diferenciar devido a vários fatores: o formato do queixo nos homens e nas mulheres é diferente. O queixo masculino é mais projetado e largo, ao contrário da mulher, que geralmente é menos recuado e mais fino. Existe também a variação relacionada às etnias e fatores genéticos, ou anomalias do crescimento e deformidades adquiridas por traumatismos.
A prótese mentoniana busca avançar, encurtar ou alongar o queixo, corrigir desvios ou alterar a forma, dependendo do caso do paciente.
A cirurgia –
Atualmente, a inclusão do implante pode ser realizada através de uma incisão intra-oral ou através de uma pequena incisão localizada abaixo do queixo.A anestesia é a local (com ou sem sedação prévia, dependendo do caso).
Pós-operatório –
O resultado da cirurgia não deve ser analisado precocemente, já que o inchaço distorce as estruturas anatômicas. Na maioria dos pacientes submetidos a esta cirurgia, o resultado só é apreciável após dois meses.