Mentoplastia

A mentoplastia de aumento destina-se a corrigir o micrognatismo, ou “queixo retraído”, com ou sem a expansão lateral do queixo. Este, por sua vez, desempenha um papel importante na proporção da face. Assim como o nariz, deve estar em perfeito equilíbrio com a boca, olhos, fronte, e as maçãs do rosto.

Sua projeção e formato podem diferenciar devido a vários fatores: o formato do queixo nos homens e nas mulheres é diferente. O queixo masculino é mais projetado e largo, ao contrário da mulher, que geralmente é menos recuado e mais fino. Existe também a variação relacionada às etnias e fatores genéticos, ou anomalias do crescimento e deformidades adquiridas por traumatismos.

A prótese mentoniana busca avançar, encurtar ou alongar o queixo, corrigir desvios ou alterar a forma, dependendo do caso do paciente.

 

A cirurgia –

Atualmente, a inclusão do implante pode ser realizada através de uma incisão intra-oral ou através de uma pequena incisão localizada abaixo do queixo.A anestesia é a local (com ou sem sedação prévia, dependendo do caso).

 

Pós-operatório –

  • Manter repouso por um dia, mantendo a cabeça sempre elevada e evitando esforços físicos por aproximadamente uma semana;
  • A microporagem (curative com micropore) é necessária para a redução do edema e manter as estruturas alinhadas durante o período inicial de cicatrização de dez dias;
  • Dê preferência aos alimentos de consistência líquida e/ou pastosa nos primeiros cinco dias;
  • Higiene oral deve ser realizada com produtos apropriados e escovação dentária cuidadosa.

O resultado da cirurgia não deve ser analisado precocemente, já que o inchaço distorce as estruturas anatômicas. Na maioria dos pacientes submetidos a esta cirurgia, o resultado só é apreciável após dois meses.

(Visited 57 times, 1 visits today)