Preenchimento

(Restylane ® Juvederm ® Voluma ®)

Com o processo de envelhecimento, a pele costuma apresentar algumas modificações. Uma delas é a formação de sulcos devido à atrofia da porção gordurosa dos tecidos e o enfraquecimento da pele. Atualmente, existem produtos que possibilitam o preenchimento destas depressões. Produtos mais delicados ou mais espessos são usados para os diferentes níveis de depressão.

O preenchimento é usado em rugas nas regiões onde a ação muscular é importante e não pode ser abolida com a toxina botulínica. Além disso, as técnicas de preenchimento são também usadas como coadjuvante do Botox® quando as rugas de expressão são muito antigas e já marcaram a pele em demasia.

O tratamento é simples e consiste na injeção destes produtos nos sulcos e rugas da face, tornando-os mais rasos e dando ao rosto uma aparência mais jovem ou com o objetivo de aumentar o volume do contorno corporal.

 

1 – Preenchimento com Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico está presente em todos os organismos vivos, como no tecido dérmico junto com as fibras colágenas, que suportam o tecido, fixam a água e criam volume. A função do preenchimento é dar volume exatamente onde o ácido hialurônico do corpo tenha desaparecido.

O resultado é transitório e pode variar de oito a 18 meses. Recomenda-se a reaplicação anual para manutenção do resultado.

 

2 – Preenchimento com Gordura

Nesse procedimento, é aplicado enxerto de gordura, retirado do próprio corpo do paciente, em sulcos, depressões, rugas e contorno dos lábios e aumento de volume na face e no contorno corporal.

Cerca de 50% da gordura enxertada é reabsorvida em algumas semanas. Normalmente, são necessárias várias seções para atingir o objetivo de aumento de volume ou preenchimento.

O Preechimento é indicado nas seguintes áreas:

  • Sulco Nasogeniano: depressão que vai do nariz até o canto da boca;
  • Sulco Mentolabial: depressão que vai da boca ao mento,
  • Rugas finas periorais (ao redor da boca);
  • Linha cutânea mucosa (contorno da boca);
  • Volume dos lábios;
  • Aumento da região das bochechas ou malar;
  • Contorno da região mandibular;
  • Aumento do mento;
  • Aumento do dorso nasal.

Obs: Nos demais casos de ruga, é indicado o Botox.

A aplicação dos implantes é minimamente invasiva, sendo realizada geralmente no consultório médico, sob anestesia local. Logo após o procedimento pode haver discreto desconforto, vermelhidão e edema (inchaço) local, controlado facilmente com medicações analgésicas, desaparecendo geralmente após 24 horas.

Não há necessidade de curativos ou cuidados locais especiais, apenas evitar: atividade física, exposição ao sol ou calor e manipulação local. Qualquer apresentação diferente da descrita acima deve ser comunicada imediatamente ao médico.

Nos casos de enxerto de gordura, o edema local pode ser um pouco mais persistente, porém as orientações e cuidados são os mesmos. Nesse caso, o resultado é imediato, com melhor definição 48 horas após o tratamento, devido à regressão do edema local.

Os procedimentos de preenchimento, quando bem indicados e executados por profissional habilitado, podem oferecer resultados surpreendentes, o que traz grande benefício e satisfação.

(Visited 248 times, 1 visits today)